Imagem e Ilustração Digital Infnet – Photoshop, Illustrator e Design Digital

Diferença entre um arquivo RGB e CMYK

Posted on: julho 10, 2009

Quando começamos a manipular arquivos de imagens em softwares para tratamento de imagem como o Photoshop (software de tratamento de imagens mais famoso do mundo), nos deparamos com a possibilidade de trabalhar em RGB ou CMYK, mas o que é cada um e para que servem?

Antes de mais nada, é preciso sabermos que existem 2 tipos de cores: As cores da luz e as cores das tintas, ou pigmentos.

O que é RGB

RBG é uma nomenclatura proveniente das palavras “Red”, “Green” e “Blue” que são as três cores da luz, ou melhor, a luz é composta por essas três cores como vimos no segundo grau naquela experiência com um prisma. Todos os milhões de cores que nossos olhos capturam, são na verdade a combinação dessas três cores.

O que é CMYK

CMYK é a nomenclatura proveniente das palavras “Cyan”, “Magenta”, “Yellow” e “Blak”. No caso do “Black”, a letra escolhida para compor a nomenclatura é o “K” e não o “B”, evitando assim que haja uma confusão com a cor “Blue” como no RGB. Também no caso do CMYK, a mistura de porcentagens das quatro cores dá origem a outras milhões de cores.

Portanto para facilitar e a grosso modo, RGB são as cores da luz e CMYK as cores das tintas.

Diferença entre um arquivo RGB e CMYK

Após esta rápida explicação sobre a diferença entre RGB e CMYK, fica mais fácil saber quais as diferenças entre um arquivo e outro.

  • RGB – O formato RBG deve ser utilizado quando as imagens forem utilizadas em meios digitais como, por exemplo, monitores, ou seja, não serão impressas. Este é o caso das imagens para web que serão mostradas em home pages ou individualmente através do monitor do seu computador.
  • CMYK – O formato CMYK é utilizado quando as imagens forem impressas, ou seja, ao tirar uma foto, por exemplo, se você for utiliza-la em uma revista, cartaz, folder, ou qualquer outro tipo de impresso, essa imagem deve ser transformada em CMYK.

É importante saber que quando transformamos uma imagem de RGB para CMYK, as cores são levemente modificadas, o que pode causar problemas no resultado final da impressão, pois a mesma não será igual a que o cliente está esperando, por isso é importante a impressão de provas e da aprovação da cor pelo cliente antes da impressão final.

“Diferença entre um arquivo RGB e CMYK” é um dos assuntos abordados na formação Imagem e Ilustração Digital do Instituto Infnet.

Leonardo Cabral
http://leocabral.com

2 Respostas to "Diferença entre um arquivo RGB e CMYK"

Muito informativo a sua publicação, obrigado pela ajuda.

obrigada..voce falou em linguagem simples e facil de entender…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

@design_infnet

Flickr Design Infnet

Laboratórios - Instituto Infnet 01

Laboratórios - Instituto Infnet 02

Laboratórios - Instituto Infnet 03

Mais fotos
QT78U79PX3SM
%d blogueiros gostam disto: